DETALHES DA NOTÍCIA


Publicado em 03/12/2018    345 Visualizações

CHEIA DO RIO MADEIRA ESTÁ 1,25M ACIMA DA ENCHENTE DE 2014

Compartilhar

A cheia do rio Madeira poderá ficar igual ou pior do que a maior enchente enfrentada por Porto Velho, é o que mostra os dados levantados pela redação do JH Notícias na ANA (Agência Nacional de Águas).

O rio madeira registrou na madrugada nesta segunda(3) o nível de 11,92 metros. No dia anterior o nível da água estava em 11,19m, já acima cota segundo a ANA.  

Em 24 horas o rio subiu 73 centímetros.

O rio madeira atualmente está 1,25m acima do nível no mesmo período de 2013, que desencadeou a grande enchente de 2014, que não deve ser um bom sinal.

No dia 3 de dezembro de 2013, o nível do rio atingiu incríveis 10,67m, a Defesa Civil e jornais já alertavam a preocupação de uma grande cheia. Bairros e comunidade de Porto Velho começavam a ser invadidas pelas águas.

Moradores dos bairros Nacional, Triângulo, Baixa da União, Balsa, Cai n’Água e imediações do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, se mostram preocupados com a possibilidade da cheia do rio Madeira se transformar em uma nova enchente. 

“No Natal de 2013 o rio já estava no meu quintal!” – afirma morador de família tradicional do bairro Triângulo em Porto Velho.

Cheia de 2014

 

Praça do Porto do Cai N’água inundada pelo Rio Madeira. Foto: Eliete Marques/G1

Em 28 de dezembro de 2013, o prefeito de Porto Velho Mauro Nazif com aval da Procuradoria Geral do Município, decretava estado de alerta no rio Madeira, atingindo o nível de 14,12m e pede ajuda ao exército e governo do Estado por abrigos as pessoas atingidas.

Na época, a Defesa Civil fez um mapeamento e identificou 500 famílias ameaçadas pela enchente do rio Madeira.

“Se o nível do rio for elevado em mais 1,5 metro, haverá transbordamento”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, coronel José Pimentel.

O meteorologista Luiz Alves, do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), afirmou que a previsão era de mais chuvas.

Historicamente o rio Madeira já passou por outras enchentes.

Segundo o CEPED (Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia e Defesa Civil), às últimas grandes enchente registrada no rio Madeira foram em:


FONTE: Assessoria






  • COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

    PUBLICIDADE