DETALHES DA NOTÍCIA


Publicado em 31/12/2018    136 Visualizações

Rondônia tem 100% dos municípios atendidos com Postos de Identificação para emissão de carteira de identidade

Compartilhar

Os pequenos João Vitor, de 11 anos (Teixeirópolis), Thauany Soares, de 10 (Theobroma) e Laura Batista, de 5 (Nova União) passaram a ter algo em comum: foram os primeiro a efetuarem o cadastro para que daqui a alguns dias tenham a carteira de identidade adquiridas nos seus respectivos municípios, sem que precisassem se deslocar para outras localidades. Isso devido à implantação do posto do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC) nas três cidades que ainda restavam para completar os 100% de municípios atendidos com um posto de identificação.

Na sexta-feira, 28, o governador Daniel Pereira e o diretor do IICC, Júlio André Kasper da Silva, percorreram os municípios de Theobroma, Teixeirópolis e Nova União para inaugurar os Postos de Identificação e assinar os Termos de Cooperação Técnica com as três últimas prefeituras que ainda faltavam para completar a proposta do governo de que cada município tenha local próprio para o cadastramento visando a emissão de carteira de identidade.

O diretor do IICC, Júlio André Kasper, destacou que a cooperação técnica com as prefeituras é de grande importância e objetiva ampliar a capacidade de atuação do Instituto de Identificação Civil e Criminal com intuito de facilitar a vida do cidadão que necessita do serviço. “Dessa forma, o Estado está indo ao encontro dos anseios do cidadão, pois a nossa intenção, quando iniciamos o projeto, era de levar postos de atendimento a todos os 52 municípios do Estado e, nesta sexta-feira, dia 28 de dezembro, o governo alcança seu objetivo”, afirmou Júlio Kasper, explicando que, antes, cada funcionário cedido pelas prefeituras passou por treinamento para que possam atuar nos postos do IICC.

A pequena Thauany disse que vai incentivar os amigos a tirarem seu RG

Aluna do 6 º ano da escola Primavera, Thauany Soares esbanjava alegria por ser a primeira cidadã de Theobroma a ser atendida no posto de identificação da cidade. Ela entrou para a história do município e já antecipou que irá incentivar os amigos da escola para que façam o mesmo.

A mãe de Thauany, a servidora pública municipal Cláudia Soares, será a responsável pelo posto após ter passado pelo treinamento exigido pelo IICC. “Antes, o cidadão desta cidade tinha que se deslocar até Jaru para ter a carteira de identidade. Agora, com o compromisso do governador Daniel Pereira esse deslocamento cansativo para outras cidades não será mais preciso. Todos podem vir até o posto da cidade que serão bem atendidos”, disse a funcionária pública.

Entusiasmado por cumprir com o projeto em sua totalidade, o governador Daniel Pereira afirmou que trata-se de uma proposta que começou a ser idealizada há dois anos e hoje é concluída a instalação dos postos de identificação em todos os 52 municípios do Estado. “Agora, o cidadão não terá que se deslocar para o município mais próximo, às vezes é um dia para ir depois teria que retornar dias após. A história agora será diferente”, argumenta o governador.

Na parceria de instalação do posto de identificação o Estado participa fornecendo o “Kit Bio”, tendo como principais equipamentos uma máquina fotográfica, um leitor de impressão digital e um painel de fundo fotográfico. A prefeitura de cada localidade participa cedendo sala de identificação, computador com impressora e um servidor municipal que ficará responsável pelos trabalhos de identificação. A Carteira de Identidade ou RG (Registro Geral) é um documento de identificação civil emitido pelos órgãos de segurança dos Estados da Federação e Distrito Federal.


FONTE: Assessoria






  • COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

    PUBLICIDADE