DETALHES DA NOTÍCIA


Publicado em 04/01/2019    133 Visualizações

Daniel Pereira assina Decreto-lei que institui Pró-Genética em Rondônia

Com a Pró-Genética, pequenos e médios produtores rondonienses terão mais facilidade para adquirir animais
Compartilhar

O último dia do ano de 2018 foi marcado por um importante marco para a pecuária da região norte. Encerrando seu mandato, o então governador de Rondônia Daniel Pereira assinou Decreto-Lei instituindo oficialmente o Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino do Estado - Pró-Genética. O documento foi divulgado na noite dessa segunda-feira (31).

“Sem dúvida, encerramos 2018 com pé direito e começamos 2019 com a garantia de avanço na promoção do melhoramento genético neste importante Estado, que já é referência para a nossa pecuária”, comemorou o presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, destacando o empenho do governador Daniel Pereira e dos conselheiros da ABCZ, Alexandre Martendal, Josué Giacometti e José Macedo da Silva, para a publicação do decreto. 

Com a operacionalização oficial do Pró-Genética, pequenos e médios produtores rondonienses terão mais facilidade para adquirir animais de capacidade genética melhoradora, com valores e condições de pagamentos facilitados. Pelo Decreto-Lei, ficou instituído o Grupo Coordenador do programa com finalidade de analisar e deliberar acerca das propostas que forem apresentadas. Além disso, foi determinada utilização de recursos financeiros constantes de dotaÇões consignadas no orçamento do Estado para implementação do Pró-Genética. 

O Decreto-Lei entrou em vigor ainda ontem (31), data da sua publicação.
Vale destacar que a edição do documento foi discutida ao longo do ano por diversas entidades, que destacaram a importância do Pró-Genética. Em março de 2018, a ABCZ, Emater, Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Banco do Brasil e Sicoob, chegaram a renovar o convênio para a realização do Pró-Genética no Estado. Com o Decreto-Lei, a execução do Programa ganha força. Em 2017, através do Pró-Genética ,244 animais comercializados em 7 eventos no estado de Rondônia.

Nota 

Em Nota, a Federação de Agricultura de Rondônia através do presidente, Hélio Dias, parabenizou "o esforço e a união dos diretores da ABCZ Rondônia e filiados, para que pudesse ser editado este importante decreto normatizador do pro-Genética/RO. Nossos reconhecimentos ao ex. governador Daniel Pereira pela sensibilidade, reconhecimento e amizade que tem com o setor. O Daniel e um político diferenciado, guarde isso". 

CONFIRA O DECRETO:

Leia aqui o  Decreto-lei que institui Pró-Genética em Rondônia 


FONTE: ABCZ






  • COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

    PUBLICIDADE