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Publicado em 11/04/2019    177 Visualizações

Prefeito de Monte Negro recebe novo alerta por excesso de gastos com folha de pagamento

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Em decisão publicada nesta quarta-feira (10), o Tribunal de Contas do Estado, por meio do secretário-geral de Controle Externo, Bruno Botelho Piana, após relatório do conselheiro Jose Euller Potyguara Pereira de Melo, emitiu um novo alerta ao prefeito de Monte Negro, Evandro Marques (DEM), por excesso de gastos com folha de pagamento no terceiro quadrimestre do ano passado.

Em outubro do ano passado, o Jornalrondôniavip divulgou que o prefeito recebeu um alerta por excesso de gastos com a folha de pagamento do Poder Executivo municipal. De lá para cá, nada mudou em seis meses.

Segundo o TCE, a Prefeitura de Monte Negro, teve despesa total de pessoal, de acordo o que apurou a equipe de reportagem do Jornalrondôniavip, que ultrapassou o limite de alerta de 95% do percentual máximo legal admitido na alínea “b” do inciso III do artigo 20 da Lei Complementar nº 101/2000, posto que efetuou gastos com pessoal no valor total de R$ 18.807.312,32 (dezoito milhões, oitocentos e sete mil, trezentos e doze reais e trinta e dois centavos), equivalente a 52,45% da Receita Corrente Líquida (RCL) de R$ 35.860.218,14 (trinta e cinco milhões, oitocentos e sessenta mil, duzentos e dezoito reais e quatorze centavos).

Por isso, o prefeito está proibido de realizar quaisquer dos atos enumerados no artigo 22, incisos I a V, do parágrafo único da LC nº 101/2000, com vistas a evitar o cometimento de impropriedades em sua gestão fiscal, como concessão de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração, criação de cargo, emprego ou função, alteração de estrutura de carreira que implique aumento de despesa, entre outras.

Evandro Marques ainda deverá adotar as providências necessárias para eliminar o percentual excedente nos dois quadrimestres seguintes, sendo pelo menos 1/3 (um terço) no primeiro quadrimestre, de acordo com o artigo 23 da mesma Lei.

O termo de alerta se baseou exclusivamente nas informações e documentos remetidos à Corte de Contas por meio eletrônico via SIGAP – Módulo Gestão Fiscal, pelo prefeito, portanto, de veracidade presumida, sujeitando-se à confirmação in loco pelo Tribunal de Contas do Estado, por ocasião de realização de futuras auditorias e inspeções.

O TCE alertou que a ausência de adoção de medidas acautelatórias ou saneadoras para adequar a gestão do Poder aos limites impostos pela Lei poderão dar causa ao cometimento de irregularidades fiscais, situação essa, que sujeitará o prefeito às sanções, a teor do disposto no artigo 73 da LRF; § 1º do artigo 5º da Lei Federal nº 10.028/2000 e artigos 35 e 36 da Instrução Normativa nº 039/2013/TCE-RO.


FONTE: Jornal Rondônia Vip






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