DETALHES DA NOTÍCIA


Publicado em 07/06/2019    129 Visualizações

Fhemeron faz apelo por doações de todos os tipos de sangue

Compartilhar

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está com estoque de sangue baixo principalmente dos tipos sanguíneos O- e A-, e convoca doadores para reposição e manutenção do estoque regular. Para manter o estoque, seria necessário coletar cerca de 100 bolsas ao dia, mas segundo a assistente social, Maria Luiza Pereira, a Fhemeron coleta apenas 80 diariamente.

De acordo com a assistente social, é muito difícil achar doadores com o tipo de sangue negativo. “Sempre nos preocupa bastante. O estoque de A- está quase zerando, e de B- também está muito pouco. Nós precisamos de novos doadores com esses tipos de sangue e com a tipagem sanguínea O+, A+, AB+ que também são solicitados pelos pacientes quando necessita”, explicou Maria Luiza. 

Mesmo estando com o estoque baixo, a Fhemeron consegue atender as solicitações dos pacientes. “Quase não se houve falar em cancelamento de cirurgias ou que alguém morreu por falta de bolsas de sangue. Nossa equipe tem trabalhado muito para que não ocorra de algum paciente precisar e a gente não poder atender”, disse a assistente social. 

Durante as férias e festas juninas durante o mês de junho, aumentam os acidentes e cirurgias, e consequentemente as solicitações por bolsas de sangue. “Todos os dias tem gente precisando de sangue, o Hospital do Amor é o que mais solicita bolsas da Fhemeron. Os pacientes que passam por cirurgias ortopédicas no João Paulo e no Hospital de Base também, e por isso nós contamos com a solidariedade da população para que a gente consiga aumentar nosso estoque e atender essa demanda”, enfatizou Maria Luiza Pereira. 

Além de contar com o apoio dos doadores que consumam doar sangue sem precisar ser convocado pela Fhemeron, o órgão desenvolve campanhas ao longo dos anos com faculdades, igrejas e algumas entidades. “Tudo isso é para que a gente consiga manter nosso estoque de sangue e salvar vidas”, destacou a assistente social. 

Nos dias 10 e 11 de junho, os alunos do Instituto Escolar Somos Brasileiro (Iesb) estarão realizando uma campanha na Fhemeron das 19h às 21h para doar o maior número de bolsas possíveis durante os dois dias. “Essa ação é para atender os alunos que estarão disponíveis para doar, e principalmente aquelas pessoas que não tem tempo de doar sangue durante o dia. Nós não costumamos abrir a noite, mas nesse caso como é uma ação que acontece somente duas vezes ao ano, a gente abre essa exceção para dar uma elevada no nosso estoque”, finalizou Maria Luiza Pereira.

O que é preciso para doar:

Estar em boas condições de saúde; levar documento oficial de identidade com foto, ter idade entre 16 e 69 anos, menores de 18 anos precisam de autorização e acompanhados dos pais ou responsáveis legais, pesar 50 quilos ou mais, não estar em jejum, mas com alimentação não gordurosa, ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Porto Velho está localizado à Rua Benedito de Souza Brito, s/nº, Setor Industrial, ao lado do Hospital de Base. Telefones 0800-642-5744; (69) 3216-2234. O órgão funciona de segunda a sexta-feira das 07h15 às 18 horas sem intervalo para o almoço. No sábado das 7h15 às 12h.


FONTE: Rondônia Aovivo






  • COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

    PUBLICIDADE