DETALHES DA NOTÍCIA


Publicado em 06/07/2019    180 Visualizações

Morre, aos 86 anos, professor Abnael Machado de Lima, em Porto Velho

Compartilhar
Professor Abnael Machado de Lima. — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Morreu, na tarde desta sexta-feira (5), o professor de história e geografia Abnael Machado de Lima, de 86 anos, em Porto Velho. Escritor e memorialista, ele foi responsável por pesquisas referentes a história regional.

A informação sobre o falecimento de Abnael foi repassada ao G1 pela assessoria da Secretaria de Estado de Educação de Rondônia (Seduc) e pelo filho dele.

Conforme Abnael Carvalho de Lima, o pai faleceu por volta das 14h15. O professor seguia internado há cerca de 20 dias em um hospital particular da capital.

Ainda segundo o filho, Abnael sofria de mielodisplasia – um tipo de câncer em que a medula produz células defeituosas ou sem o amadurecimento suficiente à corrente sanguínea.

"Meu pai tinha feito o procedimento de traqueostomia ainda hoje (sexta-feira) e tinha ido para a UTI. Mas não resistiu. Ele ainda teve uma piora no quadro ontem (quinta-feira)", complementou o filho do historiador, reiterando que o pai completaria 87 anos no dia 21 de agosto.

O corpo do professor será sepultado no Cemitério Recanto da Paz, em Porto Velho, às 10h de sábado (6).

 

Perfil

 

Em seus últimos meses de vida, Abnael Machado de Lima recebeu o título de doutor honoris causa da Universidade Federal de Rondônia (Unir), uma honraria concedida ao professor pela sua atuação relevante como historiador.

Abnael Machado nasceu em 21 de agosto de 1932 no Amazonas. Foi aluno da primeira turma da Escola Estadual Carmela Dutra em Porto Velho (1947-1950), onde mais tarde também foi seu Diretor. Professor universitário nas faculdades federais do Pará e Rondônia. Participou como assessor da construção da 1ª e 2ª Constituições do Estado de Rondônia, presidente do Conselho Estadual de Educação, entre tantas outras funções.

Tornou-se uma personagem importante para a cultura e educação no Estado de Rondônia, tendo sido autor de vários livros na área da educação e da história e geografia de Rondônia, tendo sido um dos fundadores da Academia de Letras de Rondônia.

Ao Abnael Carvalho de Lima e a todos os seus familiares, rogamos ao nosso Pai Celestial que o receba em seus braços e conforte o coração enlutado neste momento de profundo pesar e dor


FONTE: G1/RO






  • COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

    PUBLICIDADE