DETALHES DA NOTÍCIA


Publicado em 30/09/2019    177 Visualizações

Jaqueline Cassol parabeniza estudante rondoniense selecionada no Parlamento Jovem Brasileiro

Deputada quer incentivar maior participação dos jovens de Rondônia no programa executado pela Câmara dos Deputados
Compartilhar
A estudante Mayara Santos é de Presidente Médici e participou do programa Parlamento Jovem Brasileiro

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) recebeu, na última quarta-feira (26), a estudante Mayara Santos, do município de Presidente Médici, selecionada para participar do programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), desenvolvido pelo Câmara dos Deputados.

A jovem, juntamente com outros 78 estudantes brasileiros, passou a semana em Brasília para uma experiência diferente. Além de workshops e palestras, os selecionados vivenciaram, de forma simulada, a rotina cotidiana dos parlamentares – formando chapas, elegendo a mesa diretora, elaborando pautas e participando de sessões deliberativas em comissões.

No gabinete da deputada Jaqueline Cassol, Mayara contou que foi selecionada para participar do programa ao apresentar Projeto de Lei que altera o art. 9º §2 da Lei 11.340/2006, propondo maior segurança na rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica. Tema igualmente defendido pela deputada, que também apresentou projeto de lei que busca garantir autonomia financeira para que as mulheres deixem o ciclo da violência.

Para Jaqueline Cassol, o PJB é uma oportunidade única para os estudantes do ensino médio conhecerem, na prática, a rotina dos deputados federais. “Eles vivem uma semana intensa de trabalho e aprendizado. Elaboram projetos de leis e debatem na Câmara dos Deputados temas de grande importância para o nosso país. Vejo como uma porta que se abre para o conhecimento sobre a democracia, cidadania e desenvolvimento social”, expressou a parlamentar.

O PJB tem custo zero para os alunos participantes, ou seja, todas as despesas são patrocinadas pela Câmara dos Deputados. Os estudantes viajam acompanhados por um de seus professores. A técnica da Secretaria de Educação do Estado, Fabiana Freire, foi quem acompanhou Mayara na viagem à capital federal.

Segundo a professora, além de Mayara, outros nove estudantes de Presidente Médici se inscreveram no processo de seleção. Todos os anos, o município lidera o ranking de inscrições no PJB. “Nós incentivamos os estudantes a se inscreverem, pois é um projeto gratuito e com alto nível de aprendizado. Um aluno do município, que participou do programa, hoje está em Harvard cursando ciências políticas”, contou a professora.

A deputada federal Jaqueline Cassol vai atuar nesta frente, para incentivar que estudantes de todos os municípios do estado participem do PJB. “Cada jovem que se envolve na elaboração de um projeto de lei tem a oportunidade de obter novos aprendizados e de desenvolver sua cidadania. Quero receber, cada vez mais, os estudantes de Rondônia aqui no meu gabinete, em Brasília”, finalizou a parlamentar.

Jaqueline Cassol parabeniza estudante rondoniense selecionada no Parlamento Jovem Brasileiro

Mayara Santos, deputada federal Jaqueline Cassol e a professora Fabiana Freire, que acompanhou a estudante


FONTE: Assessoria de Imprensa






  • COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

    PUBLICIDADE