DETALHES DA NOTÍCIA


Publicado em 17/10/2019    524 Visualizações

DEPARTAMENTO DE DIVISÃO DE ENDEMIAS DIVULGA O RESULTADO DO 4ºLIRAa REALIZADO EM OUTUBRO DE 2019

O objetivo dessa ação por bairro foi mostrar aos moradores que o combate à proliferação do mosquito se encontra nos quintais, sendo responsabilid
Compartilhar

 

 

Secretaria Municipal de Saúde de Buritis, divulga, através do Departamento da Divisão de Endemias, o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizada pelas Agentes de Combate as Endemias em Outubro 2019.

O Mapa da Dengue, como é chamado o Levantamento de Índices Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti. Com base nas informações coletadas no LIRAa, pode-se identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas. O objetivo é que, com a realização do levantamento, tenhamos melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti.

A Diretora de Endemias, Regina Maria de Medeira do Nascimento, informou que o Indice esta de acordo conforme preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), tendo como resultado de Índice de Infestação Predial Baixo Risco 0,7%. Considera-se baixo risco até 1,0%; médio risco até 3,9% e acima de 4,0% é considerado risco de epidemia, ou seja, alto risco. O resultado deste LIRAa foi satisfatório devido uma mobilização em contato direto com a população com parceria das reciclagens “Estrelas e Buritis” que participou de ação em conjunto com a equipe da saúde com recolhimento de sucatas que acumulam água; orientação aos moradores quanto aos criadouros propícios ao Aedes aegypti o qual obteve sucesso na retirada de vários criadouros que acumulam água reduzindo assim o Índice de Infestação Predial (IIP) para 0.7%.

O objetivo dessa ação por bairro foi mostrar aos moradores que o combate à proliferação do mosquito se encontra nos quintais, sendo responsabilidade de cada um remover esses recipientes eliminando criadouros, gerando assim, mudanças positiva nas vizinhanças. Temos que ficar em alerta: “Um mosquito pode prejudicar uma vida. E o combate começa por você. Faça sua parte e converse com seu vizinho, juntos somos mais fortes que um mosquito”.

Segue abaixo o detalhes do LIRAa (Levantamento de Índices Rápido de Infestação Aedes aegypti). 

REALIZAÇÃO DO 4º LIRAA REALIZADO EM OUTUBRO 2019

Números de imóveis Programados

435

Total de imóveis inspecionados

444

Índice de Infestação Predial (IIP)

0,7%

Imóveis que foram encontrados focos

03

Criadouros predominantes: 1º lugar: Grupo D2     ( Lixos domésticos); 2º lugar: Grupo D1 ( Pneus).

          

SETORES COM MAIS INDICE DE INFSETAÇÃO PREDIAL

Setores

Sequência

Números de Focos

Setor 06

1º lugar

03 focos

Setor 01

-

00

Setor 02

-

00

Setor 03

-

00

Setor 04

-

00

Setor 05

-

00

Setor 07

-

00

Setor 08

-

00

Setor 09

-

00

Setor 10

-

00

Setor 11

-

00

Setor 12

-

00

-

Total

03

           

 

CRIADOUROS PARA AEDES AEGPTY PREDOMINANTES

DEPÓSITOS

QUANTIDADE

PORCENTAGEM

A1

00

00

A2

00

00

B

00

00

C

00

00

D1

01

33,3%

D2

02

66,7%

E

00

00

 


FONTE: Abraão Sousa - Decom






  • COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

    PUBLICIDADE