DETALHES DA NOTÍCIA


Publicado em 04/11/2019    214 Visualizações

PARA MINISTRO, HOUVE “TENTATIVA DE COLOCAR EM XEQUE” O ENEM 2019

C
Compartilhar
Segundo Abraham Weintraub, suspeita é de que fiscal de prova tenha tirado foto divulgada no WhatsApp. Abstenção no primeiro dia foi de 23,1%

Na avaliação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 foi um sucesso. Segundo o titular do MEC, os testes transcorreram com tranquilidade em todo o país, com problemas pontuais, como uma foto da prova que circulou em redes sociais.

A Polícia Federal apura o caso e, segundo Weintraub, a suspeita é de que um dos fiscais pegou a prova de um candidato e tirou foto. “Ninguém foi lesado, mas houve a tentativa de colocar em xeque o Enem”, afirmou o ministro, acrescentando que “agora, ele vai ter que responder na Justiça”.

Inicialmente, divulgou-se que o caso foi registrado em Pernambuco, contudo, a informação não foi confirmada pelo ministro. “Vamos atrás de tudo que pudermos fazer para essa pessoa pagar pela má-fé dela. Vai se arrepender de um dia ter vindo ao mundo”, ameaçou o chefe da pasta da Educação.

Ainda de acordo com Weintraub, o conteúdo das provas foi adequado. “Não teve nada polêmico. Como deveria ser, sem doutrinação, sem forçação de barra”.

O ministro ainda ressaltou que 376 candidatos foram eliminados em todo o país. Além disso, houve “pequenos episódios de falta de luz e de água e dois de problema de saúde”.

Esta edição registrou “a mais baixa abstenção da história do Enem”, informou Weintraub. Dos 5,1 milhões de inscritos, 3,9 milhões fizeram as provas e houve 1,17 milhão de ausentes, o que correspondeu a uma abstenção de 23,1%.

Primeiro dia

O primeiro dia do Enem 2019 foi encerrado às 19h deste domingo (03/11/2019), horário oficial de Brasília. Foram realizadas os testes de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, cujo tema foi Democratização do Acesso ao Cinema no Brasil.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicou o exame em 10.133 locais, em 1.727 municípios brasileiros.

Agora, os inscritos se preparam para o segundo dia, que acontece no próximo domingo, 10 de novembro. Os participantes farão as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração e os portões serão abertos às 12h.


FONTE: METRÓPOLES






  • COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

    PUBLICIDADE