DETALHES DA NOTÍCIA


Publicado em 27/11/2019    218 Visualizações

Luta pelo fim da violência contra mulher é enfatizada durante entrega de credenciais

Luta pelo fim da violência contra mulher é enfatizada durante entrega de credenciais realizada em Porto Velho
Compartilhar
Luta pelo fim da violência contra mulher é enfatizada durante entrega de credenciais realizada em Porto Velho

A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou na noite desta segunda-feira (25), a sessão solene de entrega de credenciais a 29 novos advogados e uma estagiária em Direito. Na ocasião, o Dia Internacional da luta pelo fim da violência contra a mulher, ganhou destaque. A data é celebrada anualmente no dia 25 de novembro com o intuito de alertar a sociedade sobre os diversos tipos de violências sofridas pelas mulheres.

Após prestarem o juramento, os novos advogados e advogadas foram parabenizados pela direção da entidade e receberam a credencial da OAB/RO, a carteira da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), o token de acesso ao PJE e o Manual do Jovem Advogado.

Em seu discurso, o presidente da Seccional Elton Assis, ressaltou a honra em entregar as credenciais aos novos profissionais e reafirmou a importância do dia 25 para a sociedade. “Essa é uma pauta permanente, temos que sempre trazer à sociedade brasileira, essa mácula que atinge o país”, afirmou.

Assis relembrou ainda sobre o compromisso que os novos advogados firmaram nessa sessão, na qual é regida por palavras-chaves essenciais para um bom profissional, entre elas a “dignidade, a independência, a ética, o estado democrático de direito e o respeito a constituição”. Por fim, o presidente manifestou profundo pesar pelo falecimento de Eduardo Seabra Fagundes, ex-presidente e membro honorário vitalício da OAB Nacional, e do jornalista Euro Tourinho.



O secretário-geral da Ordem e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas, Marcio Nogueira, frisou a importância do compromisso firmado. “Vocês se comprometeram com a cidadania brasileira, de fazer pleno os direitos e deveres. Isso quer dizer que o Estado democrático de direito depende de vocês para se fortalecer”, disse aos novos advogados e estagiária.

A secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados de Rondônia (CAARO), Marisselma Mariano, felicitou os novos colegas e festejou os 500 convênios realizados pela Caixa. Explicou ainda, sobre o papel assistencial da CAARO, bem como os benefícios ofertados a advocacia, incluindo o programa Anuidade Zero. “Ainda temos muito a fazer e para isto esperamos continuar contando com o apoio de cada um de vocês”, enfatizou a secretária-geral.



A solenidade teve como paraninfo o ex-presidente da Ordem, Andrey Cavalcante, que lembrou a dedicação, força de vontade e persistência dos novos profissionais ali presentes e enfatizou o papel do advogado em insurgir mediante às irregularidades. “A corrupção deflagrou uma crise moral que se alastra. Não há outro caminho para mudar essa cultura de transgressões, que a do direito, sem ele não haveremos de chegar a um país socialmente mais justo”, disse.

A presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Larissa Rodrigues, parabenizou os novos advogados, destacou a bandeira da jovem advocacia na sociedade rondoniense e enfatizou a luta contra a violência à mulher. “Convido a todos vocês, como defensores dos direitos da sociedade, a darmos início a campanha “16 dias de ativismo”. Vamos marcar essa solenidade como o primeiro dia, como um gesto de respeito, solidariedade, sororidade e compaixão às mulheres que foram vítimas de violência”, afirmou.

Representando a turma de novos advogados, a oradora Josilene Costa Assunção registrou a honra em estar recebendo a credencial. Disse ainda que “ingressar nos quadros da Ordem não é tarefa fácil” e citou Martin Luther King, para retratar o primeiro passo dado por todos os que ali estavam. “Que hoje possamos nos comprometer verdadeiramente com a justiça para que a lei alcance os fins sociais a que ela se destina, pois esse ofício não é para aqueles que se omitem”, afirmou.

Também estiveram presentes a secretária-geral adjunta, Aline Corrêa; o diretor-tesoureiro da Seccional, Fernando Maia; o vice-presidente da Comissão de Acolhimento à Jovem Advocacia, Alex Melo; o presidente de turma do Tribunal de Ética, Maurício Coelho Lara; o ex-conselheiro federal, Raul Ribeiro da Fonseca; o procurador geral do Estado, Juraci Jorge da Silva; os conselheiros Seccionais, Cleber Jair e Ulysses Sbsczk; e o diretor da Escola Superior de Advocacia, José Vitor Costa Júnior.


FONTE: OAB/RO






  • COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

    PUBLICIDADE