DETALHES DA NOTÍCIA


Publicado em 08/02/2020    87 Visualizações

Ariquemes fará arrastão de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Ação feita pela SEMSAU, em parceria com a SEMOSP e SEMA será realizada entre os dias 10 a 14 de fevereiro e acontece em decorrência do alto índic
Compartilhar

A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretária Municipal de Saúde (SEMSAU), em parceria com as Secretarias de Obras (SEMOSP) e Meio Ambiente (SEMA), realizará entre os dias 10 a 14 de fevereiro de 2020, um arrastão de combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

De acordo com a Gerente do Departamento de Vigilância em Saúde, Ândrea Gaspar, as atividades de intensificação das ações acontecem em decorrência do alto índice do Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegypti (LIRA). O último levantamento apontou um resultado de 5.4%, sendo que o recomendado é estar abaixo de 1%, gerando um risco de surto do mosquito.

“Iremos fazer essas ações, em forma de arrastões, com o objetivo de orientar a população e também fazer a eliminação de lixo, principalmente os lixos domésticos, que são os que apresentam a maior porcentagem de risco para um possível surto do Aedes Aegypt e consequentemente a transmissão da dengue, Chikungunya ou Zika Vírus.” Explicou.

Durante os dias da ação, agentes de endemias e agentes comunitários de saúdes percorrerão pelos bairros e distrito com maiores índice de infestação de mosquito. Na segunda-feira (10), a primeira ação será realizada no Distrito Bom Futuro e a recomendação da SEMSAU é de que os moradores colaborem em receber os servidores de saúde para realizarem as atividades.

“A gente pede para a população que compreenda o nosso trabalho e abra as portas de suas residências, para fazermos esse trabalho, porque geralmente as pessoas têm receio de abrir o portão, por não saber de quem se trata. Portanto, estamos avisando com antecedência que visitaremos os domicílios para conseguir fazer o controle do mosquito.” Informou Ândrea.

PULVERIZAÇÃO DE INSETICIDA UBV

Sendo mais um reforço no combate ao mosquito Aedes Aegypti nas atividades do arrastão, a Prefeitura receberá nos próximos dias, como apoio da Coordenação Estadual de Endemias, máquinas de pulverização do inseticida químico de Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como “fumacê”. Nas condições ideais de aplicação, o inseticida elimina até 80% dos mosquitos que se encontram naquele momento, no perímetro onde a borrifação alcança.

A SEMSAU alerta que a pulverização do inseticida acontecerá durante o período da manhã e no final da tarde. “Importante frisar que é recomendado deixar as portas e janelas dos imóveis abertas, no momento que a máquina estiver passando, além de não ter circulação de pessoas, principalmente de crianças.” Ressaltou a Gerente de Vigilância em Saúde.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DE INTENSIFICAÇÃO




FONTE: PMA






  • COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

    PUBLICIDADE