• DETALHES DA NOTÍCIA


    Publicado em 13/09/2017    64 Visualizações

    CONFERÊNCIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DISCUTE POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORTALECIMENTO DO SUS



    Acontece nessa quinta-feira (14) e sexta-feira (15) no auditório da Unopar, a 1° Conferência Municipal de Vigilância em Saúde de Porto Velho a nível nacional. O objetivo é criar novas propostas para melhorar a política pública municipal na área da vigilância. O tema central escolhido é a Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) com direito a proteção e Promoção da Saúde do Povo Brasileiro. 

    O evento vai abordar temáticas relevantes para a formulação de políticas públicas do município como a vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais em saúde, responsabilidades do estado e de governos com a vigilância em saúde, saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias em vigilância em saúde e o lugar da vigilância em saúde no SUS. 

    Durante o evento, haverá eleição de delegados que integrarão os grupos de trabalho para formular e apresentar sugestões de melhorias em saúde, o chamado controle social. 50% deles serão de representantes e usuários, enquanto 25% de trabalhadores em saúde, enquanto o último quarto de gestores e gestoras e prestadores de serviço de saúde.

    De acordo com o secretário de saúde Orlando Ramires, a conferência é uma iniciativa para mudar rumos na saúde. “Nós esperamos que realmente haja um grande rumo na saúde do Brasil e a secretaria de saúde do município está procurando cada vez mais se envolver ajudando o Conselho Municipal fazer com que isso se efetive e alcance bons resultados. Nós queremos que a população se envolva nesse processo sugerindo, dando sugestões de como podemos fazer para melhorar a saúde do município”, disse o secretário. 

    O assessor de planejamento da Semusa, Marcuce Antônio, destaca que qualquer pessoa pode participar. “Nós estamos com um canal de inscrição aberto que é o conferenciavspvh.vpeventos.com, para qualquer pessoa que tenha interesse em discutir políticas públicas na área da saúde. Quem não conseguir se inscrever por esse canal não se preocupe que no dia vai haver inscrição enquanto tiver vaga no auditório. É importante que a população participe porque queremos ouvi-los e saber o que podemos fazer para melhor a saúde e nada melhor que ouvir quem utiliza”, destacou.

    A 1ª Conferência Municipal de Vigilância em Saúde acontece quinta e sexta-feira, na faculdade Unopar, no bairro Lagoa.


    FONTE: RONDONIAGORA









  • COMENTÁRIOS DO FACEBOOK



    ..::TV BURITI NET::..

    PUBLICIDADE