DETALHES DA NOTÍCIA


Publicado em 08/05/2019    86 Visualizações

Agentes penitenciários recebem treinamento do Gape

O treino de procedimentos táticos prevê o alinhamento e condicionamento da equipe do Gape.
Compartilhar

Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape) vem realizando treinamentos específicos para agentes penitenciários do grupo, atendendo ao pedido da nova gestão da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus). No último domingo (6), 18 agentes penitenciários de Rolim de Moura participaram dos treinos.

O treinamento da equipe ocorreu em dois locais, na base do Gape e Penitenciária Regional de Rolim de Moura. Foram repassados aos agentes penitenciários procedimentos com armas calibre 12 (carga, recarga, administrativo, tática, emergência) visada abaixo da linha da cintura, tomada de pátio, congelamento de ala e cela, caminhada tática, extração, procedimentos de algemação, condução e transposição de algema.

A utilização de escudos, bastão, tonfa e imobilização fazendo uso do mata-leão, também foram relembrados no treinamento.

Segundo o chefe do Gape em Rolim de Moura, Franciole Soares Ferreira, os treinos acontecem constantemente para alinhar e condicionar a equipe. Franciole comenta que o treinamento será estendido aos servidores que atuam na carceragem.

Agentes penitenciários do Gape, que participaram dos cursos de intervenção e escolta realizado pela Polícia Militar de Rondônia e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), que se destacam em fundamentos têm sido os multiplicadores nos treinamentos.

Entre os agentes penitenciários do Gape que se destacam em capacidade técnica estão: O chefe do Gape, Franciole Soares Ferreira, que fez cursos na Diretoria Penitenciária de Operações Especiais (Dpoe), Leandro Alves Neres, participou de treinamento sobre algemação pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Francisco Menezes, praticante de jiu-jitsu e especialista em imobilização, Robério Marques e Rodrigo Lopes peritos em intervenção e escolta de presos.

CAPITAL

No mês de abril, cerca de 30 agentes penitenciários participaram de treinamento realizado pelo Grupo de Ações Penitenciárias (Gape) de Porto Velho. O treino interno aconteceu no Centro de Ressocialização Vale do Guaporé.

Agentes penitenciários que participaram da força-tarefa de intervenção penitenciária em Roraima no ano passado, para exercer atividades e serviços de guarda, vigilância e custódia de presos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, foram os instrutores.


FONTE: SECOM






  • COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

    PUBLICIDADE