DETALHES DA NOTÍCIA


Publicado em 24/03/2020    203 Visualizações

Durante pandemia, amigas fabricam e doam máscaras para pessoas em situação de rua em RO

As assistentes Vanessa e Tairine dizem que o trabalho é realizado pensando no próximo. "Ao entregar as máscaras muito deles agradeciam, falando que
Compartilhar
A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que somente as pessoas que estão doentes usem máscaras. — Foto: Tairine Arruda/ arquivo pessoal

As assistentes sociais Tairine Arruda e Vanessa Paz fabricaram e entregam várias máscaras às pessoas em situação de rua em Porto Velho. A ação solidária é para evitar a propagação do coronavírus no estado.

Em Rondônia, segundo o boletim mais recente da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), há três casos confirmados para a Covid-19. Dois são pacientes de Porto Velho e o outro de Ji-Paraná.

Tairine conta que a ideia de entregar máscaras surgiu no momento em que elas perceberam a falta de um cuidado específico com essa população.

"Eles não têm suporte, não têm ajuda. O fato da nossa cidade não ter um centro de acolhimento emergencial acaba dificultando fazer qualquer tipo de prevenção", diz.

Na área da saúde há mais de 12 anos, Vanessa confeccionou as máscaras e, antes de entregá-las, as embalou. O trabalho, segundo ela, valeu o esforço.

"Liguei para as lojas em Porto Velho, mas não encontrei nenhuma máscara para vender. Foi quando decidi que ia confeccioná-las. Me preparei, usei os EPI's e confeccionei 50 unidades. Depois embalei em plásticos novinhos", explica.

Durante a entrega, Tairine conta que o primeiro contato com as pessoas em situação de rua foi tomada por um sentimento de tristeza.

"Eles estão em total exclusão, sem apoio e sem atenção. Uma situação muito triste. Por isso, se cada um de nós fizermos a nossa parte, todos sairemos dessa", opina.

Vanessa ressalta que o trabalho realizado "foi pensando no próximo. Ao entregar as máscaras muito deles me agradeciam, falando que alguém lembrou deles", finaliza.


FONTE: G1/RO






  • COMENTÁRIOS DO FACEBOOK

    PUBLICIDADE