AVANÇO: Ariquemes é o terceiro maior produtor de peixes em cativeiro do Brasil

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
  • A Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada nesta quinta-feira 15, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a criação de peixes em cativeiro (piscicultura) também avançou 1,7%, totalizando 529,6 mil toneladas em 2019, impulsionada principalmente pelo Paraná, que produziu 23,9% do total nacional.

Nova Aurora (PR) foi o principal município criador de peixes do país “A maior produção foi da espécie tilápia (61,1%), seguido pelo tambaqui (19,1%)”, destaca Mariana Oliveira, supervisora da pesquisa, lembrando que essa pesquisa não investiga dados de pesca, somente da criação de peixes em cativeiro. Em 2º lugar no ranking de produção de peixes, Morada Nova de Minas (MG) com 14.705 mil toneladas. Seguido por Ariquemes (RO) em 3º posição com 10.878 mil toneladas. O Mato Grosso do Sul, embora nono maior produtor, também se destacou esse ano devido a um aumento de 4,2 mil toneladas de peixes.

Produção de camarão sobe pelo segundo ano seguido
A supervisora da PPM observa também que a produção de camarão criado em cativeiro (carcinicultura) cresceu pelo segundo ano consecutivo. “Foram 54,3 mil toneladas, alta 18,8% maior que a de 2018, quando a atividade voltou a se recuperar depois do vírus da Mancha Branca, que derrubou a produção nacional entre 2016 e 2017. Antes do vírus, o país chegou a produzir mais de 70 mil toneladas de camarão”, conta.
O Nordeste é líder absoluto na produção de camarão, com destaque para o Rio Grande do Norte e o Ceará. Com a alta de 19% na produção em 2019, a região passou a respondeu por 99,6% de todo o camarão comercializado no país, maior participação já registrada desde o início da série histórica.
FONTE : AGRO RONDÔNIA
final materia

Deixe um comentário

pbrindes
da costa 2
deputados fotos
anuncio
anuncio 2
anuncio 3
da costa

Posts Relacionados