Buritis investe em tecnologia de geofonamento

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Neste mês de julho, técnicos da concessionária, Águas de Buritis estão mapeando o sistema de distribuição de água nas ruas da cidade, andando por bairros inteiros, buscando ruídos no solo que apontem vazamentos. Um trabalho extremamente minucioso, com um aparelho chamado geofone, equipamento semelhante ao estetoscópio dos médicos, eles caminham “ouvindo” a água que passa por dentro da rede de abastecimento.

 A proposta busca combater as perdas de água, principalmente neste período de estiagem, garantindo um abastecimento continuo e ainda assegurar a qualidade da água que é oferecida.

 Até agora já percorrem mais de 20 quilômetros, registrando situações de perdas de água, sendo vazamentos visíveis e invisíveis, ligações irregulares e outros. O objetivo é percorrer todo o município.

 Os trabalhos iniciam geralmente à meia-noite, quando a cidade está tranquila, em silêncio. Uma vez que o aparelho de geofonamento é muito sensível aos sons, é fundamental que haja o mínimo de interferência para que os técnicos possam ouvir e perceber o ruído dos vazamentos.

 Tamara Fideles, coordenadora da unidade de Buritis, explica que é o momento de forte seca na região e o consumo da água aumenta de modo considerável,  com o histórico da baixa do nível do Rio Candeias a concessionária está trabalhando de modo preventivo. “Além de orientar os moradores a terem consumo consciente, estamos empenhados em mapear as redes, solucionando vazamentos invisíveis que estejam gerando perdas de água. Tão logo identificado o reparo, no dia seguinte outra equipe já executa o conserto, em paralelo a esta ação seguimos realizando melhorias nos sistemas de distribuição, instalando novos registos para setorização,” disse.

 “Nossa responsabilidade é levar água com qualidade e regularidade todos os dias, por isso estamos investindo em equipamentos e tecnologia, beneficiando diretamente o consumidor”, pontuou o supervisor de serviços da Águas de Buritis, Gerson Silvestre.

 Ao perceberem qualquer vazamento ou identificar algum problema na rede de distribuição de água, os moradores também podem ajudar,  informem a concessionária pelos canais digitais 0800 647 6060 para ligações de telefones fixos e celulares, e ainda enviar uma mensagem de texto pelo Aplicativo WhatsApp 66 9724-2963, se preferir baixe o aplicativo Águas APP, disponível para Android e Ios e tenha acesso a todos os serviços e informações da Águas de Buritis da palma da mão.

 Para mais informações sobre os trabalhos e ações desenvolvidas pela Águas de Buritis, acesse www.aegeamt.com.br

 

 

 

FONTE :Assessoria de Comunicação Aegea RO

final materia

Deixe um comentário

pbrindes
deputados fotos
anuncio
anuncio 2
anuncio 3
da costa

Posts Relacionados