Com cerca de 500 anos, maior árvore de pau-brasil é descoberta na Bahia

Uma árvore pau-brasil descoberta no sul da Bahia tem mais de 500 anos, quase a mesma idade da descoberta do Brasil há 520 anos.

A árvore é imensa. Tem “7.13 metros de CAP – circunferência na altura do peito (1.30 mts do solo)”, explicou o botânico Ricardo Cardim no Instagram.

Ele fez a medição da árvore e diz que se trata do maior pau-brasil do país. Ela foi encontrada em novembro no assentamento Pau Brasil, na cidade de Itamaraju, às margens da BR-101.

Um morador do assentamento falou com um guia turístico sobre a árvore. A equipe do botânico foi ao local e confirmou a informação.

Ricardo contou na rede social:

“Descobrimos o maior pau-brasil do país! Uma árvore de proporções e aparente idade até então desconhecidas para a espécie. A árvore que batizou o país foi praticamente dizimada ao longo de cinco séculos de exploração predatória para produção de tintura vermelha e posteriormente arcos de violino. O pau-brasil desapareceu da Mata Atlântica, onde ocorre exclusivamente, e os poucos exemplares hoje sobreviventes são jovens e pequenos”, disse o Ricardo Cardim.

E explicou como encontrou a árvore gigante.

“Dia 22 de novembro último, nossa expedição registrou junto aos moradores locais uma enorme, quase o dobro da atual campeã, uma árvore de proporções inacreditáveis e que não existe registros conhecidos históricos ou atuais de maior. Esse pau-brasil gigante, com 7,13 metros de circunferência, tem possivelmente mais de 500 anos de vida e sobreviveu a destruição de 88% da Mata Atlântica”, acrescentou.

O botânico afirmou que a descoberta é inédita e fez um apelo:

“Uma árvore única e extremamente ameaçada e vulnerável, que precisa ser conhecida e divulgada como patrimônio mundial”, escreveu.

Antes desse registro, o botânico já havia catalogado, em 2018, outro pau-brasil na mesma cidade, que até então era o maior do país, com 4,30 metros de circunferência.

Fonte:G1

Nada para mostrar aqui

Deixe um comentário

Posts Relacionados

TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM BURITIS

Aconteceu hoje aproximadamente às 13 horas próximo da avenida Paraná st. 02 em Buritis uma tentativa de homicídio. O fato que ainda está sendo objeto