Cursos de Engenharias EAD Unicesumar recebem um dos mais modernos laboratórios do mundo

Ao longo dos anos, a humanidade já conseguiu enviar sondas e foguetes para fora do sistema solar, curar doenças e criar uma rede de comunicação instantânea que liga todo do planeta Terra, a internet. Mas os recursos para que isso se tornasse real não surgiram do dia para noite. A palavra que rege todos esses feitos é INOVAÇÃO.

 

Presente em todos os cursos da Unicesumar, ela (a inovação) ganha um novo capítulo nas Engenharias da educação a distância com metodologia híbrida. A partir de agora, os estudantes de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica e Produção passam a contar com novas e uma das mais modernas bancadas do mundo em seus laboratórios multidisciplinares. Para isso, foi realizado um investimento de aproximadamente 10 milhões de reais.

 

De acordo com Fabio Gentilin, coordenador dos cursos de Engenharias da EAD Unicesumar, mais de 8 mil alunos serão beneficiados, em 56 polos da Unicesumar pelo Brasil. “As bancadas utilizadas no laboratório são o que há de mais inovador no ensino das Engenharias. Nos baseamos nas mesmas tecnologias utilizadas por universidades de referência internacional para maximizar a experiência do estudante na era digital”, explica.

 

Para a elaboração dos equipamentos, Gentilin visitou países referência em ensino, como a China, Alemanha e Estados Unidos, onde conheceu tecnologias educacionais ainda não ofertadas por nenhuma instituição brasileira. Com a parceria de uma Startup nacional, a Owntec, especializada no desenvolvimento de soluções didáticas para engenharias, recriaram os recursos que conheceram no exterior, produzindo equipamentos personalizados dentro dos objetivos da Unicesumar, que é oferecer uma aprendizagem significativa e de qualidade.

 

“Desenvolvemos equipamentos com tecnologia exclusiva no Brasil, onde o aluno controla, comanda e monitora em tempo real, uma prática a distância, em cima de um equipamento físico. Nosso objetivo é oferecer aos nossos estudantes e futuros engenheiros uma experiência em conectividade, alinhada à indústria 4.0 e a internet das coisas”, afirma Luiz Antonio Barbieri, CEO da Owntec.

 

Com os novos equipamentos, os alunos colocarão em prática o que já estudaram na teoria através de ensaios de diferentes naturezas, como por exemplo, realizar teste de tração e compressão, verificar como se comporta o fluído dentro de tubulações de diferentes diâmetros e valores, além de simular na prática circuitos elétricos prediais e residenciais.

 

“As novas bancadas possuem software conectadas à nuvem, onde o aluno consegue monitorar sua prática em tempo real através do seu smartphone, além do acesso a todos os resultados, dados e gráficos do seu experimento”, completa o coordenador.

 

Os laboratórios são compostos por maletas de física e química, Materiais da Industria da Construção, Tecnologias de Construção, Automação Industrial, Ergonomia e Segurança do Trabalho, e as bancadas que simulam Fenômenos de Transporte, Mecânica e Resistência dos Materiais e Eletricidade.

 

Neste momento de pandemia, foi disponibilizado aos alunos, simuladores com a capacidade de reproduzir experimentos com dados obtidos em ambiente real de laboratório. O grande diferencial é que eles conseguem realizar os testes práticos de suas próprias casas, através da internet e programas específicos ofertados pela instituição. Assim, quando os encontros presenciais estiverem liberados, os alunos estarão ambientados e preparados para os desafios propostos.

 

“Enquanto não podemos nos encontrar fisicamente, estamos trabalhando com todas as medidas de segurança, para deixar os laboratórios prontos e em pleno funcionamento para a retomada das aulas presenciais. De qualquer forma, nossos estudantes estão tendo acesso as mais modernas ferramentas e práticas no ensino das Engenharias”, explica Thuinie Medeiros, head de cursos híbridos e metodologias ativas.

 

Metodologia ativa

Os cursos híbridos da EAD Unicesumar rompem com o tradicional ensino das engenharias, pautando-se no desenvolvimento do aprendizado a partir da experiência. Estruturados por meio de metodologias ativas desde o primeiro módulo, os cursos utilizam estudos de caso, gamificação, peer instruction (instrução entre pares) e rotação por estações. Esse modelo de ensino também conta com tutores facilitadores nos laboratórios físicos, que acompanham o desenvolvimento prático dos alunos. Os encontros presenciais acontecem uma ou duas vezes na semana.

 

FONTE : UNICESUMAR

 

 

 

Deixe um comentário

Posts Relacionados