EFICÁCIA DA VACINAÇÃO: Municípios de Rondônia devem se cadastrar no sistema ‘Notivisa’

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), disponibilizou, na segunda-feira (8), um passo a passo para o registro de queixas técnicas de vacinas contra a Covid-19, que os municípios devem fazer na página da Agevisa.
Segundo a coordenadora estadual de Segurança do Paciente, vinculada à Gerência Técnica de Vigilância Sanitária, Rosa Almeida, o Estado não teve notificações, mas o acompanhamento da qualidade dos imunizantes é importante para garantir a eficácia da vacinação.
Rosa explica ser necessário que os municípios façam o cadastramento no Notivisa, o Sistema de Notificações de Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). ‘‘Esse sistema já é trabalhado há muito tempo no Estado para a notificação de eventos adversos, mas reforçamos a necessidade dele, durante a pandemia do coronavírus, com as vacinas que foram distribuídas para os municípios’’, afirma.
Para auxiliar os municípios e seus serviços de Saúde notificadores nesse cadastramento, a coordenadora destaca que, nesse material informativo disponível na página da Agevisa, no Portal do Governo de Rondônia, tem a explicação por etapas de como proceder no sistema para registro de queixas técnicas.
‘‘Qualquer desvio de qualidade encontrado na embalagem ou na própria coloração do produto deve ser notificado, para que a Anvisa e o Estado consiga proceder com o monitoramento e, de fato, possam garantir que a qualidade deste insumo seja segura e eficaz’’, considera Rosa Almeida.
A Coronavac e a AstraZeneca são as vacinas atualmente aplicadas na população de Rondônia. Através da plataforma do Painel Covid-19, o governo estadual dá transparência à imunização da população, que já alcançou mais de 25 mil pessoas, entre profissionais de Saúde, idosos institucionalizados e indígenas aldeados. Diante de todos os protocolos, os municípios precisam ficar em alerta quanto aos procedimentos instruídos pela Agevisa.
FONTE:GOVERNO DE RO

Deixe um comentário

Posts Relacionados