EFICIÊNCIA: Pesquisadores desenvolvem teste que detecta coronavírus em 20 minutos

Pesquisadores australianos desenvolveram um teste capaz de detectar o coronavírus em cerca de 20 minutos. Os testes rápidos convecionais demoraram cerca de 2 horas para ter o resultado. os resultados do estudo foram publicados na revista ACS Sensors, nesta sexta-feira (17/7).
A equipe de pesquisa, liderada pelo BioPRIA e pelo Departamento de Engenharia Química da Universidade Monash desenvolveram um sistema simples que detecta em uma pequena amostra de sangue se há anticorpos ou não.
Apesar dos testes PCR, que demoram em média 24 horas para ficar pronto, serem os indicados para detectar se a pessoa está com o vírus, os pesquisadores acreditam que o novo teste pode ajudar a saber quem são as pessoas que já foram contaminadas e também poderá ser usado para auxiliar pesquisas de vacinas.
Segundo a universidade, com a descoberta médicos de todo o mundo podem testar até 200 amostras de sangue por hora. Em alguns hospitais com máquinas de diagnóstico de alta qualidade, mais de 700 amostras de sangue podem ser testadas a cada hora – cerca de 16.800 por dia.
“Este teste simples, baseado na infraestrutura de tipagem sanguínea comumente usada e já fabricada em escala, pode ser implementado rapidamente em toda a Austrália e além. Esse teste pode ser usado em qualquer laboratório que possua infraestrutura de tipagem sanguínea, o que é extremamente comum em todo o mundo.”, explica o professor Gil Garnier, um dos chefes da pesquisa, ao jornal da universidade.
FONTE : CORREIO BRAZILIENSE

Deixe um comentário

Posts Relacionados