Estiagem, poeira e queimadas, saiba como economizar água

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Em Rondônia, o período de estiagem que inicia em junho e finaliza meados de setembro, somado a ações para evitar a contaminação da Covid-19 tem feito com que o consumo de água aumentasse de modo bem significativo este ano. Buscando evitar o desperdício e refletindo sobre o uso inteligente deste recurso natural, as concessionárias orientam seus clientes com dicas sobre consumo consciente. Ações que podem ser percebidas no valor da fatura, na economia familiar, e assim ter a certeza do quanto é bom economizar água.

Antes de chegar até às torneiras, a água tratada percorre um longo caminho pelo sistema de abastecimento, é fundamental que neste percurso não haja vazamentos, por isso que de modo contínuo são realizadas melhorias e obras nos sistemas de distribuição, captação, tratamento e vistorias nos hidrômetros, essa parte é de responsabilidade das concessionárias, mas cabe a cada morador também adotar práticas diárias para evitar perdas, uso desnecessário da água, colaborando diretamente para um futuro sustentável, livre racionamento.

NO BANHEIRO

Mantenha sempre a torneira fechada ao escovar os dentes, fazer a barba, ao ensaboar e lavar os cabelos. Sabia que em 2 minutos ao escovar os dentes com ela aberta, pode gasta cerca de até 13,5 litros de água e em um banho de 5 minutos embaixo do chuveiro ligado pode consumir até 70 litros de água.

NA COZINHA

É simples economizar água na cozinha, organize toda a louça antes de começar a lavá-la, se preferir, use uma bacia para deixar os utensílios de molho com detergente enquanto ensaboa as outras peças. Depois, enxágue tudo de uma única vez. Na lava-louças só ligue quando estiver cheia.

NO JARDIM E CARRO

Opte por regar as plantas após o entardecer, isso diminui o excesso de evaporação da água, deixando as plantas mais úmidas, prefira um regador. Use vassoura para limpar o quintal, calçadas e outros. Evite mangueira. 15 minutos com a mangueira aberta gasta em média 280 litros de água. Lave o carro o mínimo possível e use sempre um balde com água. Com as mangueiras pode provocar um desperdício de mais de 500 litros de água a cada meia hora.

CONSCIENTIZE

Ligue o alerta e observe se tem vazamentos, jamais deixe os “pinga-pingas” nas torneiras, essa atitude, economiza na futura e ainda evita danos ao imóvel. No bairro, com vizinhos e amigos próximos, incentive ações de economia e redução no uso da água.

Essa é a orientação das concessionárias administradas pela Aegea Saneamento em Rondônia, empresa responsável pela gestão de 04 concessões de água e esgoto no Estado: Águas de Ariquemes, Águas de Buritis, Águas de Rolim de Moura, Águas de Pimenta Bueno.

Para mais informações e dicas sobre o uso racional da água acesse nosso site www.aegearo.com.br, visite nossas redes sociais Facebook @aguasdeariquemes, @aguasdeburitis, @aguasderolimdemoura, @aguasdepimentabueno.

 

    

   

 

 

FONTE :Assessoria de Comunicação

Aegea RO

final materia

Deixe um comentário

pbrindes
da costa 2
deputados fotos
anuncio
anuncio 2
anuncio 3
da costa

Posts Relacionados