Gurgacz alerta que agronegócio será prejudicado no mercado pós pandemia por falta de planejamento

Você produtor rural, dono de fazendas de soja, milho e feijão que anda comemorando a alta do dólar para as exportações, é bom começar a fazer um pé de meia, porque do jeito que as coisas se projetam, em um futuro bem próximo o que não vai faltar serão grãos nos seus silos de armazenamento.

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) fez um importante alerta sobre a falta de planejamento do governo de Jair Bolsonaro em relação ao agronegócio. O senador destacou que a China vem buscando alternativas para compra de grãos em outros mercados. Gurgacz citou uma nota técnica da Embrapa, que chama a atenção para a queda do PIB chinês e a instabilidade alimentar no país, provocada pela pandemia.

Gurgacz afirmou que a China já está implementando uma série de ações e políticas públicas para fortalecer a sua produção interna e se reposicionar no mercado global. Ainda citando a nota da Embrapa, Gurgacz afirmou que a China está investindo pesado em logística e numa nova rota para o agronegócio internacional, junto a países da Ásia, Europa e África que poderá ter impacto negativo no nosso agronegócio.

No estudo, os portos, estradas, ferrovias brasileiras são vistos como o elo fraco das exportações. O senador também chamou a atenção aos compromissos assumidos pela China no novo acordo feito com os Estados Unidos, onde os chineses deverão aumentar as importações de grãos dos americanos, o que prejudicaria ainda mais as exportações brasileiras.

Gurgacz também destacou que a China vem promovendo o incentivo a produção familiar, com subsídios aos produtores, o que tambem deverá afetar o mercado do agronegócio brasileiro.

O alerta de Gurgacz foi feito aos senadores, em sessão virtual, onde ele questiona, o que o governo brasileiro está fazendo para contornar essa situação? E qual o planejamento para o setor?

A resposta, caro senador, é simples, absolutamente nada, porque agora que acharam o Queiroz, o governo simplesmente derreteu.

Veja o vídeo com os alertas feitos por Gurgacz.

FONTE :PAINEL POLITICO

Deixe um comentário

Posts Relacionados