Gurgacz alerta que agronegócio será prejudicado no mercado pós pandemia por falta de planejamento

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Você produtor rural, dono de fazendas de soja, milho e feijão que anda comemorando a alta do dólar para as exportações, é bom começar a fazer um pé de meia, porque do jeito que as coisas se projetam, em um futuro bem próximo o que não vai faltar serão grãos nos seus silos de armazenamento.

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) fez um importante alerta sobre a falta de planejamento do governo de Jair Bolsonaro em relação ao agronegócio. O senador destacou que a China vem buscando alternativas para compra de grãos em outros mercados. Gurgacz citou uma nota técnica da Embrapa, que chama a atenção para a queda do PIB chinês e a instabilidade alimentar no país, provocada pela pandemia.

Gurgacz afirmou que a China já está implementando uma série de ações e políticas públicas para fortalecer a sua produção interna e se reposicionar no mercado global. Ainda citando a nota da Embrapa, Gurgacz afirmou que a China está investindo pesado em logística e numa nova rota para o agronegócio internacional, junto a países da Ásia, Europa e África que poderá ter impacto negativo no nosso agronegócio.

No estudo, os portos, estradas, ferrovias brasileiras são vistos como o elo fraco das exportações. O senador também chamou a atenção aos compromissos assumidos pela China no novo acordo feito com os Estados Unidos, onde os chineses deverão aumentar as importações de grãos dos americanos, o que prejudicaria ainda mais as exportações brasileiras.

Gurgacz também destacou que a China vem promovendo o incentivo a produção familiar, com subsídios aos produtores, o que tambem deverá afetar o mercado do agronegócio brasileiro.

O alerta de Gurgacz foi feito aos senadores, em sessão virtual, onde ele questiona, o que o governo brasileiro está fazendo para contornar essa situação? E qual o planejamento para o setor?

A resposta, caro senador, é simples, absolutamente nada, porque agora que acharam o Queiroz, o governo simplesmente derreteu.

Veja o vídeo com os alertas feitos por Gurgacz.

FONTE :PAINEL POLITICO
final materia

Deixe um comentário

da costa 2
deputados fotos
anuncio
anuncio 2
da costa

Posts Relacionados