Indígenas venezuelanos vivem em condição precária em ruas e ocupações em Roraima

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Na fronteira do Brasil com a Venezuela, os indígenas são um grupo especialmente vulnerável. Muitos estão pelas ruas de Roraima vivendo da ajuda de entidades não-governamentais.

Os repórteres Augusta Lunardi e Renan Ferreira visitaram uma ocupação em Boa Vista para mostrar como é a vida de quem mora por lá. Indígenas de quatro povos vivem em um clube abandonado da capital, em casas com tetos de lona, muitas vezes com furos, e com esgoto correndo a céu aberto, o que atrai uma grande quantidade de mosquitos.

Casas em ocupação ilegal de Boa Vista (RR) — Foto: Profissão Repórter

Casas em ocupação ilegal de Boa Vista (RR) — Foto: Profissão Repórter

“A primeira coisa que as autoridades e o Exército nos dizem é que não podem ajudar, porque aqui não é um abrigo oficial. Mas eu digo a eles: vocês não podem nos abandonar. Aqui temos mais de 250 crianças”, diz um dos líderes da ocupação.

A equipe do “Profissão Repórter” também visitou um dos abrigos da Operação Acolhida, que presta ajuda humanitária aos venezuelanos na fronteira, e mostrou como são as tendas montadas para receber cada família.

Tenda de um dos abrigos da Operação Acolhida — Foto: Profissão Repórter

Tenda de um dos abrigos da Operação Acolhida — Foto: Profissão Repórter

Questionado sobre as reclamações dos refugiados, pelo calor dentro das tendas e pela falta de energia elétrica para ligar um ventilador, por exemplo, o General Antonio Barros, comandante da operação, afirmou:

“Nós não estamos falando de um conjunto habitacional. Nós estamos falando de uma crise humanitária, de 10, 12 mil pessoas em uma situação temporária. Então, você imagine a gente colocando e liberando a parte elétrica… Não ia ter segurança. Isso é uma adaptação, em um momento de emergência. Os abrigos não são uma solução, são uma solução paliativa”.

Fonte: G1

final materia

Deixe um comentário

WorldNet Notícias
Da costa Notícias
Bellman Notícias
Paiva Veículos Notícias
Atacarejo Preço Baixo Da Costa Notícias

Posts Relacionados