Porto Velho contará com Central de Informação aos Migrantes Refugiados

Nos próximos dias o município de Porto Velho irá contar com uma Central de Informação aos Migrantes e Refugiados, que será inaugurada no Tudo Aqui da avenida Sete de Setembro. A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) está realizando a capacitação da equipe que irá atuar na Central, através da parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio do Programa de Extensão Migração Internacional na Amazônia Brasileira: Linguagem e inserção social de imigrantes em Porto Velho.
A primeira–dama e secretária da Seas, Luana Rocha, ressalta que a instalação da Central de Informação era uma das metas da Política de Migração que a Secretaria desenvolve no Estado, para melhor atender às famílias de migrantes.
“É gratificante ver que estamos alcançando as famílias migrantes que adentram ao nosso Estado. Esse é o nosso maior objetivo”, destacou a secretária.
A capacitação está sendo ministrada por videoconferência, pelos coordenadores do Programa de Extensão Migração Internacional na Amazônia Brasileira: Linguagem e inserção social de imigrantes em Porto Velho, a professora Marília Lima Pimentel e o professor Geraldo Cotinguiba. O acolhimento humanizado foi o tema principal da capacitação, com foco no cumprimento dos Direitos Humanos, na acessibilidade linguística, entre outros princípios fundamentais.
A professora doutora Marília Lima destacou que “a criação e implementação da Central de Atendimento aos Migrantes e refugiados constitui um marco importantíssimo no âmbito das políticas públicas para essa população”, e reafirmou que a instalação da Central era esperada desde outras gestões. “Nós parabenizamos o Governo do Estado, por meio da Seas, por essa importante iniciativa”, finalizou a professora.
CENTRAL DE INFORMAÇÃO
A nova Central de Informação aos Migrantes e Refugiados irá ofertar um atendimento bilíngue, para que os usuários tenham acesso a informações de serviços públicos federais, estaduais e municipais, com encaminhamento para a rede de atendimento aos migrantes e refugiados, que integram os seguintes órgãos: Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Secretaria Municipal de Assistência Social e Família de Porto Velho-RO, Defensoria Pública da União (DPU), Defensoria Pública Estadual (DPE), Ministério Público do Trabalho (MPT-RO), Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Federal (Delegacia de Migração), Cáritas Brasileira, Universidade Federal de Rondônia (em relação à revalidação de cursos de graduação, pós-graduação e outras demandas relacionadas à educação superior), o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) e quaisquer outro órgão ou entidade da sociedade civil que venha prestar atendimento aos migrantes e refugiados em Porto Velho.
FONTE : ASSESSORIA
Nada para mostrar aqui

Deixe um comentário

Posts Relacionados

TENTATIVA DE HOMICÍDIO EM BURITIS

Aconteceu hoje aproximadamente às 13 horas próximo da avenida Paraná st. 02 em Buritis uma tentativa de homicídio. O fato que ainda está sendo objeto